Gramado é a cidade dos grandes eventos e o cinema nacional ganha destaque em uma semana repleta de artistas e muito glamour na Serra Gaúcha. O Festival de Cinema de Gramado é um dos principais festivais brasileiros da sétima arte e, no dia 12 de agosto de 2022, inicia sua 50ª edição. O evento encerra em 20 de agosto de 2022.
A novidade é que, após dois anos de edições online, o evento retoma o seu formato presencial em 2022 e aguarda a visita de diversas celebridades e turistas na cidade. Com relação às obras, foram mais de mil títulos inscritos para concorrer este ano, mas apenas 50 produções foram escolhidas. Os selecionados foram divididos entre longas e curtas-metragens estrangeiros, brasileiros e, claro, gaúchos.
Festival de Cinema de Gramado 2022: onde assistir?
Foto: Cleiton Thiele
O tão aguardado momento de voltar ao Festival de Cinema de Gramado em formato presencial chegou, deixando os apaixonados pelas artes eufóricos. Ou seja, os tradicionais debates, exibições e cerimônias voltam a acontecer no Palácio dos Festivais de Gramado, que contará com o famoso tapete vermelho estendido da Rua Coberta até a entrada do local.
Quem não puder acompanhar o festival presencialmente, não se preocupe! O evento será transmitido pelo exibidor oficial, Canal Brasil, e exibidor regional, TVE-RS. Cinco filmes serão veiculados pelo Canal Brasil e também serão disponibilizados no Globoplay durante o festival.
Curadoria completa da 50ª edição
A edição 2022 do Festival de Cinema de Gramado retorna para o seu formato presencial e cria uma expectativa grande sobre como será este ano. Com a curadoria de grandes nomes, este ano a mostra de longas-metragens brasileiros, latinos e documentais, contou com o olhar de três nomes de peso.
Marcos Santuario, jornalista, crítico e escritor, Soledad Villamil, renomada atriz argentina, cantora e dona de diversos prêmios e, por último, a atriz global Dira Paes integra este belo time. Dira conta com 43 filmes em seu currículo e já ganhou diversos prêmios, incluindo três Kikitos do Festival de Cinema de Gramado.
Curadoria dos longas-metragens gaúchos
Já a mostra de longas-metragens gaúchos ficou sob a curadoria de Caroline Zatt e Leonardo Bomfim. Caroline é jornalista formada pela UFRGS e mestre em Ciências da Comunicação – Mídias e Processos Audiovisuais pela Unisinos. A profissional já recebeu o Prêmio Press 2017 na categoria Repórter de Jornal/Revista do Ano e já foi jurada em diversos concursos e festivais.
Leonardo Bomfim, dupla de Caroline nesta curadoria, é programador da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. Já realizou diversos trabalhos de programação para os festivais de Gramado (2019 e 2020) e de Brasília (2018). Em 2021, participou da programação da mostra Cinema Brasileiro Anos 2010: Dez Olhares.
Garanta já seu ingresso para o Festival de Cinema clicando aqui!
Festival de Cinema de Gramado e seus troféus
Além do Kikito para os vencedores do festival, o evento também entrega três troféus para pessoas homenageadas. Na 50ª edição, o Troféu Oscarito, considerada a mais tradicional honraria, será entregue ao ator Marcos Palmeira. O artista traz em sua bagagem centenas de trabalhos, incluindo televisão, teatro e cinema, sendo um dos nomes mais respeitados no Brasil – além de também ser dono de um Kikito.
Outros homenageados já foram revelados pelos organizadores do evento. O Troféu Eduardo Abelin será entregue a Joel Zito Araújo, já que esta premiação homenageia diretores, cineastas e entidades de cinema pelos trabalhos feitos beneficiando o cinema brasileiro. O terceiro e último, Troféu Cidade de Gramado, concedido a nomes ligados à nossa cidade e ao festival, será entregue à atriz gaúcha Araci Esteves.
Museu de Cinema de Gramado
Em 2016, o Museu de Cinema de Gramado foi reinaugurado com a linda missão de preservar a história e memória deste importante evento. Este é o primeiro museu de cinema interativo da América Latina e é repleto de atrações. Você poderá viver e conhecer as conexões criadas entre os artistas, cineastas e personalidades com suas obras de arte e o Festival de Cinema de Gramado.
No museu você pode, também, conhecer e viver experiências imersivas, que fazem um tour pela história das cinco décadas do famoso festival e das fases do cinema brasileiro e latino-americano. Junto à todas essas maravilhas, aprecie também o Curta Café, um espaço gastronômico incrível, que conta com uma das vistas mais privilegiadas de Gramado!
Saiba mais sobre o museu clicando aqui.
História do Festival de Cinema
Já com a disputa pelo Kikito, a primeira edição ocorreu em 1973, e atualmente o evento orgulha-se por ser o maior festival de cinema ininterrupto do Brasil. Diversas mudanças ocorreram desde o início do festival, questões políticas influenciaram no mercado do cinema e o evento encontrou na internacionalização uma forma para seguir na ativa consolidando-se no cenário nacional.
Foto: Diego Vara/Agência Pressphoto
O Festival de Cinema de Gramado acontece anualmente no Palácio dos Festivais – no centro da cidade -, onde o icônico tapete vermelho é um dos destaques, percorrendo um trajeto entre a Rua Coberta e a entrada do palácio. O público que visitar a cidade nesta época, além de assistir ao evento, também pode tirar fotos com as decorações, o tapete vermelho e o famoso troféu Kikito – deus do bom humor e esculpido em bronze.
Confira mais detalhes sobre o Festival de Cinema de Gramado 2022 aqui!
Compre seu ingresso com praticidade clicando aqui.
Siga o Gramado Oficial
Siga o Gramado Oficial no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das novidades do evento e de Gramado!
Se você está planejando visitar Gramado durante o Festival de Cinema, clique aqui e monte seu roteiro com a TourFácil, agência de turismo parceira do Gramado Oficial.Foto: Diego Vara/Agência Pressphoto
*ATUALIZADO EM JULHO DE 2022